quinta-feira, 5 de agosto de 2010


Ontem foi minha primeira aula de Crítica Literária II. Há algum tempo atrás, eu já havia feito a Crítica Literária I, mas acho que a Crítica II acrescentará mais no que eu realmente amo. Começaremos estudando a Lírica. Como já deve ser notório, sou fascinada por poesia. Nesse primeiro dia de aula, tive, juntamente com uma colega, a incubência de explicar o seguinte fragmento de Garcia Lorca.
“O poeta tem de ser professor nos cinco sentidos corporais, nesta ordem: visão, tato, audição, olfato e gosto. Para ser dono das mais belas imagens tem que abrir portas de comunicação em todos eles e com muita freqüência há de superpor suas sensações e ainda disfarçar sua natureza”.
Bem, não precisei de muito esforço, pois as palavras do autor, por si mesmas, mostram que o gênero lírico valoriza os cinco sentidos humanos. A poesia tem o poder de, através da linguagem, despertar em nós as sensações subjetivas que o poeta pretende passar.
Para finalizar, deixo aqui uma poesia de Fernando Pessoa, que também traz definições da lírica e, muito mais que isso, define o ser poético. E que venha muito mais lírica por aí!

AUTOPSICOGRAFIA

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

Fernando Pessoa

Um comentário:

  1. A boa leitura é aquela que lhe transporta para dentro do livro.
    Jefhcardoso do
    http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir